Torta Regina
- marosenbez
- 14 de dez. de 2015
- 5 min de leitura

A primeira vez que ouvi falar dessa torta (não tenho vergonha de contar) foi na prova técnica da final do Bake Off Brasil. Se bem que tenho um pouco de vergonha sim: como uma aspirante à melhor confeiteira amadora do Brasil não conhecia um doce tão incrível que reúne tantas técnicas básicas em uma só receita? Após minha merecida eliminação na dita prova, parti pra dourar meu fracasso, treinando até chegar à excelência na preparação da torta. Cheguei a resultados repetidamente maravilhosos, como das fotos acima. Contudo, na hora da prova fiquei satisfeita de ter conseguido entregar. Vejam a singeleza do que consegui fazer naquele dia:

O maior defeito foram os fios de caramelo: Eles não atingiram a temperatura ideal (170oC) por isso ficaram claros demais. Durante a aplicação, eu não esperei o tempo de resfriamento para dar o ponto de fio, quando o açúcar é puxado e forma um fio quase infinito.
Fico contente de mais uma vez aplicar a máxima da cozinha e, por que não, da vida: Aprender com os erros! Mais feliz ainda de dividir com vocês minhas dicas para, quem sabe alguém conseguir de cara o sucesso tão recompensador. Segue a receita e o link pro vídeo no canal. Ah, detalhe importante: mesmo quando dá errado, fica deliciosa!
Torta Regina
Rendimento: 08 pessoas
Tempo de Preparo: 2:30hs
Pão de ló
Ingredientes
250 g de ovos
225 gde açúcar
225 g de farinha de trigo
1 colher de chá de essência de baunilha
Preparo
Acenda o forno a 180oC.
Prepare uma forma retangular de 30 X 35 cm ou uma redonda de 20 cm passando gordura vegetal ou margarina, colocando um papel manteiga bem justo no fundo e isolando com a mesma gordura sobre o papel e em toda a borda.
Leve os ovos à batedeira e deixe bater em velocidade máxima por 5 a 10 minutos até ficar bem claro e fofo. Adicione o açúcar peneirado e a essência e bata até incorporar bem. Tire da batedeira e some a farinha em duas partes, misturando delicadamente, como se fosse um suflê (técnica do folding). Despeje a mistura espalhando bem pela forma e leve ao forno por 25 a 35 minutos, até um palito sair limpo do meio ou o bolo fazer a "mola do bolo", como demonstrado no vídeo. Desenforme imediatamente e deixe esfriar sobre uma grade. Cuidado para não grudar na grade. Assim que esfriar corte 3 ou 4 camadas (se tiver feito na forma redonda, usando uma faca ou um fio de linha e, se tiver feito na retangular, usando um cortador redondo de 15 ou 20 cm. No vídeo também mostro como eu aproveitei as partes separadas do bolo para formar uma camada interna perfeita. Reserve.
Creme de Confeiteiro
Ingredientes
500 ml de leite
65 g de açúcar
1 colher de sopa de essência de baunilha (ou 1 fava)
6 gemas sem a película
mais 65 g de açúcar
40 g de amido de milho
Preparo
Leve o leite com o açúcar (65 g) para ferver. Em uma tigela grande que aguente temperatura alta, misture bem as gemas com as outras 65 g de açúcar, batendo com um fouet. Adicione o amido de milho às gemas batidas e misture bem até dissolver completamente. Assim que o leite ferver, coloque a essência de baunilha, desligue o fogo e, com uma concha despeje sobre a mistura de gemas, mexendo constantemente. Repita o processo (temperagem das gemas) mais duas vezes. Agora verta todo leite restante nessa mistura, mexa bem e volte para a panela, passando por uma peneira. Ligue o fofog médio e mexa o tempo todo com um fouet para não empelotar. Assim que mudar a consistência, conte 3 minutos. Apague o fogo e ATENÇÃO para um passo importante: Tenha uma travessa e um filme plástico à mão para despejar o creme, espalhando bem na travessa e cobrindo imediatamente com o filme plástico encostando em toda superfície do creme. Isso impede a formação de uma película horrorosa que põe todo o trabalho a perder. Deixe esfriar bem (pode colocar na geladeira, cuidado para não encostar em alimentos sensíveis como carnes e laticínios). Despeje o creme frio numa tigela e alise novamente (ele vai estar quase como gelatina) usando o fouet.
Carolinas
Ingredientes
160 ml de água
70 g de manteiga sem sal
1 colher de chá de sal (3 g)
2 colheres de chá de açúcar (6 g)
1 e ½ colher de leite em pó (15 g)
90 g de farinha de trigo
2 a 3 ovos
Preparo
Acenda o forno a 180oC e coloque a grade mais alta. Leve a água para ferver com a manteiga cortada em cubos, o sal e o açúcar. Assim que ferver, coloque o leite em pó, mexa e deixe ferver novamente. Retire do fogo e acrescente toda a farinha de uma vez. Mexa até misturar bem e volte ao fogo médio-baixo por cerca de tres minutos até a massa ficar brilhante e compacta. Leve à batedeira por 2 minutos para esfriar um pouco e vá adicionando os ovos um a um, esperando um ovo ficar bem misturado à massa antes de acrescentar mais. O último ovo deve ser batido e adicionado aos poucos até dar o ponto. O ponto da massa é quando se levanta uma porção com um colher e ela demora um segundo e depois cai em bloco. Em uma assadeira forrada com silpat e com a ajuda de um saco de confeitar com bico redondo, faça bolinhas de 2,5 cm de diâmetro, deixando um espaço de 1cm ou mais entre elas. Alise o topo de cada bolinha com as costas de uma colher ou a ponta do dedo umedecida em água e leve ao forno 180o por 10 minutos. Abaixe o forno para 170o e asse por mais 15 a 20 minutos. Retire do forno, deixe ligado a 100o e fure a base de cada carolina com um bico de confeitar fino. Volte ao forno todas as bolinhas invertidas por 5 minutos para secarem por dentro. Retire e deixe esfriar antes de rechear.
Chantily
150 ml de creme de leite fresco
1 colher de sopa de açúcar
Preparo
Leve o creme de leite bem gelado para bater em velocidade alta na batedeira. Despeje o açúcar após mudar a consistência e fique de olho pra não passar do ponto em que, ao levantar o fouet, o creme não cai. Tá pronto.
Fios de Caramelo
375 g de açúcar
125 ml de água
75 g de glucose de milho incolor
Preparo
Coloque o açúcar a água e a glucose numa panela pequena e funda. Misture bem fora do fogo. Limpe as bordas que ficaram com grãos de açúcar usando um pincel embebido em água. Leve ao fogo médio-alto sem mexer e fique de olho na mudança de cor. Mantenha a borda interna livre dos grãos de açúcar, limpando com o pincel molhado com cuidado. Quando atingir a cor de guaraná, tire do fogo, espere uns 3 a 5 minutos, testando com o pente de caramelo se, ao levantal o caramelo cai em fio sem se romper.
Montagem
Essa é melhor ver do que ler. Tá bem explicadinha no vídeo abaixo. Qualquer dúvida, deixa um comentário lá ou aqui. Um beijo e boas tortas!
Comments